sábado, 5 de fevereiro de 2011

BRILHE A VOSSA LUZ

BRILHE A VOSSA LUZ

Jesus nos disse: “Vós sois a luz do mundo. Assim, resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que eles vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus” (Mateus cap.5 vs. 14 a 16.) Ao recomendar aos seus apóstolos: “Brilhe a vossa luz”, Jesus estava encorajando-os a ir a campo e anunciar ao povo a Boa Nova. Esse é um trabalho árduo, que exige de cada um muita coragem, determinação e boa vontade.

Os espíritos conscientes da vida, em suas múltiplas dimensões, compreendem que todos nós retornamos a este planeta com uma missão, ainda que nos pareça pequenina e insignificante. Muitas delas são missões comuns, do tipo – ser pai, mãe, gari, operário, lavrador, professor, pesquisador, médico, etc.; entretanto, todas elas têm seu valor na soma do progresso que nos cabe realizar. Há muitos religiosos que sabem o que é reencarnação, mas, por orgulho a repudiam; sabem que os espíritos se comunicam com os seres humanos, mas preferem negar o fenômeno. Por que esse comportamento? – Porque a reencarnação é uma lei que a todos nos iguala, o que, para os orgulhosos e vaidosos, é uma condição que não lhes agrada.

Os palestrantes não devem se calar, porque um dia não estiveram inspirados ao expor o que prepararam com esmero. O médium não deve paralisar sua atividade, porque um dia falhou. Tais ocorrências são dificuldades da prática mediúnica, a que todos estão sujeitos. Na tarefa da mediunidade, importa o serviço; entre a lâmpada apagada e as trevas não há diferença nem luz. A todo instante somos testados na nossa humildade e no nosso desejo de servir. Divulgar os ensinos doutrinários é caridade sob a forma de mais luz no coração das pessoas. O dirigente da Casa Espírita não pode reclamar do cargo, simplesmente porque o trabalho é exaustivo, exigindo dele ou dela mais abnegação. Deve seguir em frente, sabendo que a Casa Espírita é um farol que orienta, ilumina e consola as almas em aflição, restaurando-lhes a fé, a esperança e a alegria de viver. Só este motivo é suficiente para que trabalhemos com mais dedicação.

Em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, cap. 20 item 5, o Espírito de Verdade nos informa dizendo: “Ditosos serão os seres humanos que houverem trabalhado no campo do Senhor, com desinteresse e sem outro motivo, senão a caridade”. Trabalhar, portanto, em favor dos necessitados, sem qualquer recompensa, é um ato de grandeza e de evolução espiritual. Confiados nas palavras de Jesus, quando disse: “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos Céus”, devemos cumprir com nossos deveres, espalhando os ensinamentos do Mestre, a todos os que deles estão necessitados.


Jc.
S.Luis, 14/07/2008

Nenhum comentário: