quarta-feira, 15 de julho de 2015

O SERMÃO DA MONTANHA - 1ª Parte





 vE vendo Jesus a grande multidão do povo, subiu a um monte e depois de se ter sentado, se achegaram para junto dele os seus discípulos. E Ele abrindo a sua boca os ensinava, dizendo: - Bem-aventurados os pobres de espírito; porque deles é o reino dos céus.
Não devemos ver na expressão  “pobres de espírito” um designativo pejorativo. É a correta designação dos espíritos que já compreendem as leis divinas e se esforçam por obedecê-las. “Pobres de espirito” para o mundo são os humildes, os simples os bondosos,
Bem-aventurados os mansos, porque eles possuirão a terra.
Conquanto pareça que os violentos sejam senhores da terra, um dia a violência será banida da face do planeta. À medida que os seres humanos forem ficando esclarecidos à luz da fraternidade universal, irão também desaparecendo os atos violentos que as nações praticam contra nações e pessoas contra pessoas. Os rebeldes que não se submeterem às leis fraternas serão desterrados para mundos inferiores. E então, a terra será possuída pelos mansos, isto é, pelos que não tentam violentar o próximo nem por palavras nem por atos.
Bem-aventurados os que choram; porque eles serão consolados.
O sofrimento é a moeda com a qual pagamos as faltas e os erros que, em nossa ignorância, cometemos em encarnações passadas, e com ele compramos nossa felicidade futura; porque os que sofrem têm contas a ajustar com a Justiça Divina. As lágrimas, quando suportadas resignadamente, lavam as manchas da nossa consciência e purificam o espírito. Por isso Jesus diz que são felizes os que choram; porque já iniciaram o resgate dos seus débitos anteriores; e embora a Terra lhes reserve lágrimas, suaves consolações os esperam no mundo espiritual, onde entrarão libertos de remorsos, originados pelos maus atos praticados no pretérito.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça; porque serão fartos.
A justiça da terra é falha; ignora as causas profundas que levaram alguém a cometer uma falta; por isso julga superficialmente. Além disso, quantos crimes ficam impunes!  Qualquer um de nós pode observar diariamente uma quantidade enorme de erros que ferem nosso próximo, mas que a justiça da terra não corrige, castiga e nem pune. Embora possamos iludir a justiça terrena, é impossível iludir a Justiça Divina.
Jesus, profundo conhecedor da lei de compensação que cada um age pró ou contra si próprio, nos diz: - Não te importes se sofreres injustiças ou se irmãos que te ofenderam não foram alcançados pela justiça dos homens.  No mundo  espiritual para onde  irás, mais cedo  ou  mais  tarde, pontifica um Juiz Incorruptível; Ele te fará justiça. Bem-aventurados os misericordiosos; porque eles alcançarão misericórdia.
Misericordioso é aquele que se compadece da miséria alheia. Ser misericordioso é sentir o coração pulsar de piedade para com os irmãos tocados pela necessidade e pelo sofrimento; é ser amigo, tolerante e bondoso. A misericórdia, porém, deve ser uma virtude ativa; deve procurar os desafortunados e mitigar-lhes a situação dolorosa, dentro das possibilidades que o Senhor concede a cada um, num gesto de ajuda e fraternidade. Os misericordiosos alcançarão misericórdia; porque aquilo mesmo que fizermos aos outros, isso mesmo também receberemos.
Bem-aventurados os limpos de coração; porque eles verão a Deus.
Ser limpo de coração é não dar abrigo a paixões inferiores, tais como: o ódio, a inveja, o egoísmo, a maledicência, o orgulho, porque as paixões inferiores turvam a visão espiritual.
Bem-aventurados os pacíficos; porque eles serão chamados filhos de Deus.
Os pacíficos são aqueles que obedecem à lei da fraternidade porque sabem que todos somos irmãos, filhos de um mesmo Pai, e tratam a todos com brandura, moderação, mansuetude, afabilidade e paciência.
Bem-aventurados os que padecem perseguição por amor a justiça; porque deles é o reino dos céus.
As nobres ideias que fazem com que a humanidade avance espiritual, moral, política e materialmente, encontram acérrimos opositores, que se esforçam por esmagá-las. E no mundo, formam-se castas que se aproveitam de suas prerrogativas, tirando o máximo proveito de seus poderes e não admitem a mais leve mudança no regime que as mantém e favorece. Jesus torna dignos de recompensa divina os homens esclarecidos e de boa vontade, que lutam para que a justiça reine entre todos os setores das atividades humanas.
Bem-aventurados sois quando vos injuriarem e perseguirem e disserem tudo de mal contra vós, mentindo por meu respeito. Folgai e exultai, porque o vosso galardão é copioso nos céus; pois assim também perseguiram aos profetas que foram antes de vós.
A doutrina de Jesus veio estabelecer na Terra as bases definitivas em que as relações e as instituições humanas se apoiarão nela. É natural que tenha de destruir tudo quanto não se conforme com ela. Acontece, porém, que os interessados em ofuscar a luz acendida por Jesus, são muitos e poderosos e, como não lhes convém seguir a lei divina, perseguem impiedosamente os sinceros colaboradores do Mestre. Desde o sacrifício que impuseram a Jesus, o espetáculo dos cristãos lançados às feras, até à calúnia e à mentira injuriosas, quanto amargor foi, é e ainda será vertido nos corações dos que são fieis para o completo triunfo do verdadeiro Cristianismo! Jesus conforta seus trabalhadores prometendo-lhes que no mundo espiritual serão recompensados. 
Vós sois o sal da terra. E se o sal perder sua força, com que outra coisa há de salgar?  Para nenhuma coisa mais fica servindo, senão para ser lançado fora.
A comparação que Jesus faz entre o sal e seus discípulos é bastante explicita. O bom sal salga, preservando da podridão. Os modernos discípulos de Jesus são os espíritas chamados a fazer brilhar novamente no mundo os preceitos do Evangelho. Cumpre-lhes lutar  para que a corrupção não arruíne o corpo e a alma da humanidade.
Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade que está situada sobre um monte.
A luz destrói as trevas. A ignorância é treva da alma. Os discípulos de Jesus destroem a ignorância, sendo a luz espiritual do mundo. Uma cidade erguida sobre um monte é vista por todos, desde muito longe. Assim é o discípulo de Jesus: todos o observam a ver se não desmente com os atos o que prega com as palavras.
Assim luza a vossa luz diante dos homens; que eles vejam as vossas boas obras e glorifiquem. a vosso Pai que está nos céus.
Os modernos discípulos de Jesus trazem consigo uma luz que deve luzir diante dos homens. Essa luz é a mediunidade. Para que a luz da mediunidade brilhe em todo o esplendor, o médium é obrigado a travar lutas, por vezes bem ásperas. Há duas espécies de lutas para que a luz luza diante dos homens: Uma é a luta que se desenrola em seu próprio íntimo, lutando contra si mesmo, para vencer o comodismo, a inércia, a rotina, e deverá saber sobrepor-se a seus gostos e a seus caprichos, sacrificando suas vaidades, em todas as oportunidades a serviço do Altíssimo, em socorro dos necessitados e em esclarecimento aos ignorantes. A outra luta é contra os preconceitos sociais, entre os quais, está incluída a incompreensão dos familiares. A esse respeito, Emmanuel assim se expressa: “A missão mediúnica, se tem os seus percalços e suas lutas, é uma das mais belas oportunidades de progresso e redenção, concedidas por Deus a seus filhos”.
Não julgueis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim a destruí-los, mas sim a dar-lhes cumprimento..
A lei a que Jesus se refere é o Decálogo, dado a Moisés e transmitido a todos. Os profetas que vieram depois de Moisés, chamaram sempre a atenção do povo para a observância dos Dez Mandamentos. Jesus não veio invalidar o Decálogo ou o que disseram os profetas, mas fazer com que os homens o cumprissem à risca. Assim também a Doutrina dos Espíritos; não veio destruir e combater as religiões, mas ensinar-nos a viver de acordo com o Evangelho.
Porque em verdade vos afirmo que enquanto não passar o céu e a terra, não passará da lei um só i ou til, sem que tudo seja cumprido.
Ao afirmar que da lei não passará um único til sem que tudo seja cumprido, Jesus se refere ao progresso contínuo a que está sujeito o que segue o Evangelho. À medida que for estudando o Evangelho e se esforçando por viver de acordo com ele, a lei divina se gravará em seu períspirito e chegará o dia em que saberá cumpri-la sem exceção de um i ou til.
Aquele, pois, que quebrar um destes mandamentos e que assim ensinar aos homens, será chamado pequeno, mas o que guardar e ensinar a guardá-los, esse será reputado grande no reino dos céus.
Jesus nos adverte da grande responsabilidade dos que ensinam. Se seus ensinos não forem pautados no Evangelho, tremendas contas lhes serão tomadas, porque retardaram o progresso espiritual do mundo. E grandes recompensas aguardamos que ensinamos os povos a se encaminharem  para Deus. Entretanto, notemos que não é só ensinar; é preciso ensinar e praticar o que ensina; nunca desmentir com os atos o que prega com as palavras, nem mandar que os outros pratiquem e se eximir de também praticar.
Porque eu vos digo que se a vossa justiça não for  maior e mais perfeita do que a dos escribas e fariseus, não entrareis no reino dos céus.
Quanto mais evoluídos estivermos, mais serão nossas responsabilidades. Dada a grande soma de conhecimentos espirituais que os espíritas receberam, são eles os que mais obrigados estão para com o Pai. Sem dúvida, os espíritas são indicados a praticarem com mais perfeição os ensinos evangélicos, do que                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              seus irmãos de outras crenças menos evoluídas.
Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás; e quem matar será réu no juízo. Eu vos digo que todo o que se ira contra seu irmão será réu no juízo; e o que disser a seu irmão: Raca, será réu no conselho; e o que disser: és um tolo, será réu no fogo.
A existência dos nossos semelhantes não nos pertence. Quem mata seu irmão, conquanto não aniquile o Espírito que é imortal, faz a pessoa desencarnar violentamente, acarretando-lhe sofrimentos diversos.  E, ainda, lhe corta as oportunidades de progresso, que a encarnação lhe proporcionaria. É bom saber que uma encarnação não se consegue facilmente; por vezes é conseguida à custa de muitos sacrifícios e trabalhos no mundo espiritual. Além disso, não é só o progresso da vítima que o assassino  interrompe: também o dos entes que dependiam dela, porque o trabalho estabelecido  no plano espiritual, fica sem um dos elementos que, pode ser o principal, para a sua realização. Não somente causar a morte material, mas também evitar causar mortes morais. Há pessoas que são incapazes de matar uma barata, mas não evitam em matar as reputações alheias, a harmonia existente num lar e matar a fé e a esperança que enxuga as lágrimas dos aflitos; tudo isso é morte moral.
Portanto, se tu estás fazendo a tua oferta diante do altar e te lembrar de que teu irmão tem contra ti alguma coisa. Deixa ali tua oferta e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e depois virás fazer a tua oferta.
Nos, que adoramos a Deus em Espírito e Verdade, temos por altar a nossa consciência, e a oferta que fazemos ao Pai são nossas orações sinceras. E quando estivermos orando a Deus, nossa consciência nos acusar de termos prejudicado a um irmão, quer por palavras ou por atos, devemos em primeiro lugar, procurar o irmão e pedir-lhe que nos perdoe. Isto feito, podemos continuar nossa oferta ao Pai, e, em caso contrário, Ele não a aceitará.
Reabilita-te com teu adversário, enquanto estás a caminho com ele; para que não suceda que ele te entregue ao juiz e o juiz te entregue ao guarda e sejas mandado para a cadeia. Em verdade te digo que não sairás de lá enquanto não pagares o último ceitil.
O caminho em que estamos com nosso adversário, é a existência presente, durante a qual houve o atrito. Enquanto estamos juntos, ambos encarnados,  é que convém desfazer os agravos e transformar as inimizades, por menores que sejam em estima, porque se não fizermos assim, as ações malévolas ficarão em nossa consciência e seremos colhidos pelas reencarnações dolorosas.
Ouvistes que foi dito aos antigos: Não adulterarás. Eu porém, vos digo:  Que aquele que olhar para uma mulher, cobiçando-a, já no seu coração adulterou com ela.
O simples pensar com maldade revela inferioridade de uma pessoa. E se não realiza o seu mau pensamento, é porque não se lhe apresentou ocasião favorável; tivesse tido oportunidade e o mal que guardou consigo, se traduziria em ação. Se alguém pensa no mal e não o pratica, nem por isso está livre da responsabilidade de expurgar do seu pensamento os sentimentos ruins. Onde há pensamentos malévolos, ainda não há pureza de alma.
E se teu olho te serve de escândalo, arranca-o e lança-o fora de ti; e se tua mão te serve de escândalo, corta-a e lança-a fora de ti; porque é melhor que se percam dois dos teus membros do que todo o teu corpo vá para o inferno.
A palavra escândalo aqui empregado, é tudo quanto é mal, e as causas de escândalo são os meios pelos quais o ser humano pratica o mal. Os olhos postos a serviço da cobiça, da inveja e do mal; as mãos que usam do poder para esmagar os fracos; a língua quando maldizente; o cérebro que se serve da inteligência para prejudicar seus semelhantes e afastá-los de Deus; enfim todos os órgãos do corpo e os bem intelectuais e os materiais, quando usados para a satisfação de apetites inferiores, são causas de escândalo.
Também foi dito: Qualquer que se desquitar de sua mulher, dê-lhe carta de repúdio.  Mas eu vos digo: Que todo o que repudiar sua mulher, a não ser por causa do adultério, o faz ser adúltera.
O casamento serve para unir dois seres para evoluírem juntos e providenciarem corpos materiais para que outros espíritos encarnem e progridam. Nele o que é imutável é somente o que vem de Deus, e tudo o que é obra dos homens está sujeito a mudanças. No casamento, o que é de ordem divina é a união dos sexos para operar a reposição dos seres que morrem; mas as condições que regulam essa união são de ordem tão humana, que não há  na cristandade, dois países em que elas sejam iguais. Mas, nem a lei civil, nem os compromissos que ela faz contrair, pode suprir a lei do Amor que preside a união. Quando Jesus disse: “Vós não separeis o que Deus uniu”, deve-se entender da união segundo a lei imutável de Deus, e não segundo a lei variável dos homens. O divórcio é uma lei humana civil, que tem por fim separar legalmente o que está separado de fato; não é contrária à lei de Deus, uma vez que modifica apenas o que os homens fizeram, e não foi levada em conta a lei divina do amor. Os casais que vivem essa lei, não precisam do divórcio.
Igualmente ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás ao Senhor os teus juramentos. Eu porém vos digo: Que não jureis nem pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o assento dos seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande rei; nem jurarás  pelo tua cabeça, pois não podes acrescentar um fio a mais ou que seja branco  ou negro. Mas seja o teu falar: Sim, sim; não, não; porque tudo o que daqui passa procede do mal.
Os juramentos que fazemos, traduzem sempre presunção, porque não sabemos se poderemos cumprir. Se nas mínimas coisas temos que nos sujeitar à vontade divina, quanto mais nas grandes?  Vamos ser sinceros em nossas afirmativas e em nossos compromissos, e no tocante à parte religiosa, maior deverá ser a nossa sinceridade. Como cristãos e espíritas, seguindo o Evangelho, nosso comportamento deve confirmar a religião que professamos.
Vós tendes ouvido o que se disse: Olho por olho e dente por dente.
No tempo em que Moisés legislou, teve ele de ordenar para povos primitivos e quase ferozes, que não tinham compreensão alguma da espiritualidade. Ele foi obrigado a recomendar que retribuíssem a violência pela violência, para que fossem contidos pelo medo de receberem o mesmo que fizessem aos outros.
Eu, porém vos digo que não resistais ao que vos fizer mal; se alguém te ferir na face direita, oferece-lhe também a outra; e ao que demandar-te em juízo e tirar-te a tua túnica, larga-lhe também a capa; e se alguém te obrigar a ir carregado mil passos, vai com ele mais outros mil.
Jesus aqui nos ensina que a lei divina proíbe rigorosamente a vingança. Estando já os povos mais adiantados em compreensão espiritual, Jesus lhes demonstra que o castigo deve sempre vir do Alto, o qual sabe como obrigar ao que errou a corrigir o erro cometido contra o próximo. Ao Senhor compete punir os seus filhos rebeldes; pois, afirmou Jesus que serão saciados os que clamam por justiça. Então porque procurar fazer justiça por suas próprias mãos? A vingança tem enchido prisões, arruinado lares e perdido existências preciosas. Jesus que veio combater as causas das infelicidades materiais e espirituais da humanidade recomenda-nos que procuremos harmonizar as situações sem recorrer a vingança, mesmo que tenhamos de arcar com prejuízos materiais ou morais. Dizendo que andemos mil passos com quem nos obriga a andar mil,  Jesus nos aconselha a obediência para com os nossos superiores sem murmurar. Se não obedecermos aos homens, como poderemos obedecer a Deus e cumprir-lhes as ordens, vivendo conforme sua vontade? 
Dá a quem te pede e não voltes ás costas ao que deseja que lhe emprestes.
Prestar auxílio a quem o solicita é uma lei divina. A quem nos pedir, quer sejam auxílios materiais ou espirituais, precisamos socorrer na medida de nossas possibilidades. É verdade que nem sempre estamos em condições de atender os pedidos que nos fazem, porém com um pouco de boa vontade e de bom coração, sempre encontramos meios de atender os pedidos que nos são dirigidos. Jesus nos ensina á colocarmos o pouco ou o muito que possuímos, a serviço da fraternidade entre as pessoas.
Tendes ouvido o que foi dito: Amarás o teu próximo e aborrecerás o teu inimigo. Mas eu vos digo: Amai a vossos inimigos, fazei o bem ao que vos tem ódio: orai pelos que vos perseguem e caluniam.
Os homens, pertença, a que raça pertencerem, são irmãos e filhos de um único Pai. Moisés teve que ensinar a amarem pelo menos os de sua tribo ou família. Jesus dilata ensinando-nos que o nosso inimigo, é nosso próximo, pois é nosso irmão em Deus. Este ensino de Jesus poderia ser um contra senso, se não houvesse a lei da reencarnação. Se vivêssemos na Terra apenas uma vez, e  depois da morte mergulhássemos no nada, ou fôssemos viver em beatitude ou em tormentos eternos, conforme  ensinam os homens, por que haveríamos de forçar nosso coração a amar quem nos odeia? Por que orar pelos que nos espezinham? Sabemos que nossa vida não termina com a morte física. A lei da reencarnação faz com que os espíritos que se odeiam, encarnem no mesmo grupo, a fim de os sofrimentos e as alegrias que suportarem em comum, transforme em fraterna amizade, a repulsa que os separava, livrando-os do pesado fardo, e harmonizando os contendores.
Para serem filhos de vosso Pai que está nos céus; o qual faz nascer o seu sol sobre bons e maus e vir a chuva sobre justos e injustos.
Porque Deus permite que também os maus gozem dos bens da Natureza, na mesma proporção dos bons? Porque Deus sabe que seus filhos rebeldes de hoje, por força da lei do progresso, hão de ser bons no futuro, assim como os bons de hoje, já foram maus no passado. O bem é a lei suprema do Universo e o mal é a ausência do bem, assim como a escuridão é a ausência da luz.  Assim, quando um espírito malévolo procura a luz, as trevas da ignorância e maldade que o envolviam, dissipam-se e ele se torna do bem.
Porque se vós não amais senão os que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não fazem os publicanos também o mesmo? E se saudardes somente aos vossos irmãos, que fazeis nisso de especial? Não fazem também assim os gentios?
O progresso espiritual se verifica quando a pessoa combate seu excessivo amor próprio. Ele é um das mais comuns manifestações do orgulho, causa principal, que impede se estabeleça a fraternidade entre os homens. Sacrificando seu amor próprio, cada um encontrará os meios de fazer com que desapareçam as inimizades e a fraternidade existirá no mundo.
Sede vós perfeitos como também vosso Pai celestial é perfeito.
Parece que este preceito de Jesus seja impossível de ser praticado. Se meditarmos um pouco sobre ele, veremos que é um mandamento lógico e cujo cumprimento está ao alcance de qualquer pessoa de boa vontade. Deus não ama mais a um filho em detrimento de outro. O forte e o fraco, o rico e o pobre, o são e o doente, o sábio e o ignorante, o justo e o pecador, todos são amados por Deus e a Divina Providência vela por todos; guiando-os e amparando-os para a Perfeição. Para sermos perfeitos como nosso Pai celestial é perfeito, precisamos amar todos os nossos irmãos, a toda a humanidade. Todos merecem nosso carinho, nosso amor sem exceção de pessoas.
Fim da 1ª parte:
os que colocam os deveres da fraternidade acima de tudo. “Ricos de espírito” para o mundo são os orgulhosos, os que se julgam melhores do que os outros e os que pensam que todos devem se dobrar a seus caprichos.

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