quinta-feira, 31 de março de 2016

RESSENTIMENTO - REVOLUÇÃO DA ALMA




 Sim,
“Você recebeu um tratamento péssimo daquele cliente, daquele namorado ou namorada, daquele professor ou professora, do seu marido ou sua esposa, dos seus pais, dos seus filhos, dos colegas, dos amigos do trabalho...”
Você tem toda razão em ter sentido mágoa, tristeza e desapontamento quando isso aconteceu, mas, sentir tais coisas, só tem lógica se for naquele momento, e não mais.
Se você está, ainda hoje, sentindo essa decepção, essa tristeza, essa mágoa, com a outra pessoa, então você está ressentido com ela. Veja com atenção o significado da palavra ressentimento:
                                            Res-sentimento,
Sentir novamente; sentir infinitamente, para algumas pessoas. Qual a razão de usar sua mente para sentir novamente coisas ruins, desagradáveis ou decepções?
Sentir coisas ruins novamente não tem absolutamente nenhuma utilidade, nenhum benefício para você, exceto lhe prender ao passado e lhe tornar uma eterna vítima de alguém que lhe tratou mal, mesmo que essa pessoa não queira mais assim proceder.
Você está ressentindo a dor que só existe em sua memória. A outra pessoa, por pior que seja não será prejudicada pelo seu ressentimento... SOMENTE VOCÊ SERÁ.
Você está desperdiçando  momentos únicos das suas horas, para pegar o punhal que alguém usou contra você, há dias, semanas ou meses atrás e, acredite ou não, você estará se apunhalando dia-após-dia com seu ressentimento. Por isso, não caia nessa armadilha...
Releve e perdoe para você ter paz. Viva o momento com alegria; se mesmo com toda lógica do mundo, você ainda estiver sentindo “ressentimento” e mágoa de alguém, lembre-se do que disse Shakespeare:
 “Guardar ressentimento é como tomar veneno e querer  e esperar que a outra pessoa morra.”
E se tudo isso não acabar com o seu ressentimento, lembre-se das palavras do Mestre Jesus que tantas vezes repetimos sem refletir: “Pai, perdoa nossas faltas, nos possibilitando resgatá-las, e nos dê a força necessária para podermos também perdoar aqueles que falham conosco.”
“A existência é tão bela e tão curta para viver que devemos recordar os bons momentos, e não nos prendermos a pequeninas e insignificantes situações que nos tiram a Paz e a Alegria de viver...”
Esqueça essas situações desagradáveis; viva sempre os momentos de felicidades em paz, em harmonia e com a saúde que você merece, e que são poucos na existência. . .
Obs: Foram feitas pequenas modificações e acréscimos no texto original.

REVOLUÇÃO DA ALMA

Aristóteles, filósofo grego, escreveu este texto “Revolução da Alma” no ano 360 A.C. e é eterno.
Ninguém é dono da sua felicidade, por isso não entregue sua alegria, sua paz, sua existência nas mãos de ninguém, absolutamente ninguém.
Somos livres, não pertencemos a ninguém e não podemos querer que sejamos donos dos desejos, da vontade ou dos sonhos de quem quer que seja.
A razão da sua vida é você mesmo.  A sua paz interior é a sua meta da existência; quando sentires um vazio na alma, quando acreditares que ainda está faltando algo, mesmo tendo tudo, remete seu pensamento para os seus desejos mais íntimos e busque a divindade que existe em você. Pare de colocar sua felicidade cada dia mais distante de você.
Não coloque objetivo longe demais de suas mãos, abrace os que estão ao seu alcance hoje. Se, anda desesperado por problemas financeiros, amorosos, ou de relacionamentos familiares, busque em seu interior a resposta para acalmar-se; você é o reflexo do que pensa  diariamente. Pare de pensar mal de você mesmo (a), e seja seu melhor amigo (a) sempre.
Sorrir significa aprovar, aceitar, felicitar. Então abra um sorriso para aprovar o que o mundo quer lhe oferecer de melhor. Com um sorriso no rosto as pessoas terão as melhores impressões de você, e você estará afirmando para você mesmo, que está pronto para ser feliz.
Trabalhe, trabalhe muito a seu favor. Pare de esperar a felicidade sem esforços. Para de exigir das pessoas aquilo que nem você conquistou ainda. Critique menos, trabalhe mais. E, não se esqueça de agradecer. Agradeça tudo que está em seu redor, em todos os momentos da sua existência, inclusive nos seus sofrimentos que estão purificando a sua alma.
Nossa compreensão do universo, ainda é muito pequena para julgar o que quer que seja e agradeça sempre a Deus pela sua existência atual que vai lhe proporcionar, se pautada no bem, a sua evolução espiritual...

Jc.
S. Luís, 26/9/2011
Refeito em 17/2/2016