domingo, 22 de janeiro de 2017




  GENEROSIDADE
Em meio a tantas notícias aflitivas sobre o Brasil, propagadas pela mídia, que tornam imperativas ao crente de todos os credos, manter o pensamento elevado no bem, para que o bom ânimo não se afaste e a esperança no amanhã se mantenha, boas novas foram apresentadas: Os brasileiros subiram  no ranking  da solidariedade.
O Brasil subiu 37 posições no ranking, o melhor resultado do país desde 2009!  Esse dado foi apresentado pela Charities Aid Foundation. Em relação a 2015, o aumento de pessoas que doaram dinheiro foi de 20% para 30%. A proporção dos que fizeram trabalhos voluntários subiu de 13% para 18% nesse período, e 54% dos brasileiros disseram ter ajudado alguém.
Esta pesquisa apontou que o brasileiro é um povo solidário e     que sabe responder a um pedido no momento de crise. Por incrível que pareça, um dos países mais pobre do mundo, Mianmar, mantém pelo terceiro ano, o primeiro lugar em solidariedade. Em segundo lugar, ficou os Estados Unidos, e em terceiro, a Austrália. O Brasil ainda está em 68º lugar, mas, considerando a crise econômica, muitos brasileiros fizeram doações em 2015, sendo 62% em bens, 52% em doações de dinheiro e 34% doação de tempo para trabalhos voluntários. Os dados foram divulgados pela Pesquisa Doação Brasil.
O maior país Espírita do mundo, cuja bandeira espiritual sob o comando de Ismael, em nome de Jesus, é “Deus, Cristo e Caridade”, e cujo lema proposto por Allan Kardec, é “Trabalho, Solidariedade e Tolerância”, começa a mostrar ao mundo, subindo no ranking, que o povo brasileiro, a despeito de tantos problemas, é um povo solidário. Quem participa de trabalhos voluntários, doando seu tempo sabe bem disso.
Solidariedade é amor em ação. Segundo o Espírito de Sansom, em mensagem publicada em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, amar, no sentido profundo da palavra, é ser leal, consciencioso, para fazer aos outros, o que se quer para si mesmo; é procurar o sentido íntimo de todas as dores que oprimem nossos irmãos, para abrandá-las; é encarar a grande família humana como sendo a nossa, e que a todos os que sofrem se dê uma palavra de esperança e de apoio.
Cada um que analise em si mesmo,  como anda seu sentimento e quanto solidário e generoso tem sabido ser, não para elogio dos outros, mas sim para subir seu grau de satisfação íntima, pois fazer o bem, comprovadamente, faz bem primeiro a quem o faz, e possa ainda humildemente servir aos seus semelhantes e ouvir Jesus: “Aquele que quiser ser o maior, seja o menor, o servo de todos”;  e ainda,  “Os meus discípulos serão conhecidos pelo amor que dedicarem uns aos outros”.
Como diz Emmánuel, por intermédio de Chico Xavier; “todos podemos ser instrumentos do bem. Não esperemos que o companheiro se acame prostrado ou febril, para estender-lhe a esperança e a mão amiga. Auxilie-o, hoje mesmo, sem humilhar ou ferir, de vez que a verdadeira caridade, tanto quanto possível, é um tratamento indolor da necessidade humana. Persistir sempre no bem – eis a conduta que o verdadeiro cristão deverá adotar ao longo da sua existência. . .

Fonte:
Editorial do jornal “O Imortal” – 11/2016
+ Pequenas modificações.
Jc.
São Luís, 18/11/2016



Nenhum comentário: