domingo, 9 de abril de 2017

COMO PRESERVAR A NATUREZA




  O Brasil possui uma das biodiversidades mais rica do mundo, onde existem as maiores reserva de água doce do planeta, uma em cada 10 espécies de plantas ou animais existentes, e um terço das florestas tropicais que ainda restam.
A preservação e a conservação da natureza é um dos principais assuntos da atualidade, sendo discutidas por governos, empresas, organizações não governamentais e ainda pela sociedade civil organizada, onde está representada a população brasileira. As florestas fornecem tantos benefícios para nós, diretos e indiretos, que os especialistas costumam dividi-los em quatro tipos, chamados de serviços ambientais ou ecossistêmicos, a saber:
Reguladores: As florestas realizam processos vitais e raramente recebem qualquer reconhecimento, como a proteção dos rios, a regularização do clima e das chuvas, o fornecimento do oxigênio e a retirada do carbono da atmosfera.
Provisão: Elas fornecem bens diretos – frutos, óleos, madeira e fibras que resultam em alimentos e matéria-prima para produtos e indústrias, como a farmacêutica, de cosméticos e da construção.
De suporte: Elas fornecem também benefícios indiretos para os seres humanos, como a formação dos solos, e o crescimento das plantas e promovem o equilíbrio dos ecossistemas.
Culturais: Representados no turismo, nos esportes, no lazer e nos bens  – recreativos estéticos e até espirituais – que são fornecidos pelas florestas, em função de nossa ligação com elas.
Para que as florestas e matas continuem garantindo esses essenciais serviços e não virem apenas madeira e carvão, os especialistas recomendam preservar a Natureza. A forma como ela é tratada vai determinar a extensão dos serviços ambientais e como eles serão transformados em benefícios econômicos e sociais. Boa parte do trabalho de manejar e preservar esses recursos recai sobre poucos indivíduos, enquanto os benefícios que traz são públicos e amplos para a sociedade. Seja você um defensor da Natureza.
Algumas décadas atrás, a Amazônia era uma paisagem plena de exuberante beleza natural. Entretanto, aos poucos, ela foi sendo invadida e agredida por gananciosos que a estão transformando. Estão desmatando a floresta para implantarem a exploração da madeira, dos recursos naturais, trazendo a reboque a criação de gado, a plantação de soja, o trabalho escravo e a invasão das terras indígenas e dos seus habitantes.
O ser humano destrói a natureza por ignorância, pois, não sabe os riscos que corre com a sua destruição, e também por interesses. Pensam apenas em se darem bem de qualquer jeito, esquecendo-se das consequências disso para o futuro, achando que nada acontecerá com ele e seus familiares, porque quaisquer que sejamos os resultados negativos, só acontecerão num futuro longínquo e seus descendentes não sofrerão as consequências. Vemos também o descaso e a falta de interesse das autoridades, que não se importam com o que acontece com o meio ambiente, achando que não é de sua responsabilidade. Observamos, então, em contrapartida, que a natureza está dando a resposta a tantos abusos e agressões que ela vem sofrendo durante séculos.
Praias sujas e poluídas é problema de quem vai tomar banho ou mora próximo; manguezal destruído não lhes faz falta; que lhes importa se amanhã não houver peixes e crustáceos. Poderão comprar filé para satisfazê-los. Os pobres que catem no lixo o que eles rejeitam. Proteção para as encostas, limpeza das galerias, canais e rios para evitar enchentes, para quê? Se cada um deles se encontra na sua mansão protegidos com suas famílias.
Por tudo isso, para preservarmos a natureza, é fundamental que a educação ambiental comece na família e na escola, e que cumpram as autoridades, o seu papel de proteção à natureza. A cada dia a natureza produz o suficiente para a nossa carência. Se cada ser humano tomasse apenas o que lhe fosse necessário, não haveria pobreza e ninguém morreria de fome.
Atualmente, muito se tem falado sobre a reciclagem, o desperdício de água e luz e com a qualidade do ar. Entretanto, muitas pessoas pensam que o cuidado com a natureza é obrigação apenas dos governos, e não fazem nada para ajudar. Pois saiba que você com medidas simples faz a diferença. Veja as ações para colaborar com a natureza, evitando o desperdício e ainda pode economizar:
Água: Você sabia que...
- lavar a louça com a torneira aberta, vai gastar 100 litros de água;
- escovar os dentes e a torneira aberta, gasta cerca de 80 litros;                                                                                                
- lavar o carro  por 30 minutos, o consumo é de 560 litros de  água;
-lavar a calçada com mangueira, por 10 minutos, 280 litros de água;

Outras dicas:
-juntar as roupas a lavar e passar economiza agua, luz e tempo;
-durante o dia não deixe as luzes acessas, utilizando a luz natural;
-não coloque alimentos quentes dentro da geladeira e sempre que necessário, pois assim estará economizando energia;
-prefira pratos e copos de louça, o plástico descartável é um dos maiores poluidores e demora a se decompor.

Para que não sejamos prejudicados pelas nossas próprias ações, devemos cuidar das nossas atitudes para com o meio ambiente e procurar preservar a natureza para nosso próprio bem. Nas cidades onde existem rios e praias, é aconselhável mantê-las limpas para podermos utilizá-las, sem prejudicar a nossa saúde a do nosso cônjuge e dos nossos filhos e netos. Se assim não fizermos estamos sujeitos a contrair doenças com o nosso proceder.
Você já parou para pensar sobre o que acontece com o lixo que jogamos nos rios, nas praias e no mar?  Isso pode resultar na matança dos peixes e aves e ainda resultar em centenas de anos de poluição para o meio ambiente, prejudicando todos os que se servem dos rios e das praias para o lazer e o banho.  Lembre-se de que, ao recolher o seu próprio lixo e dar-lhe a destinação certa, você estará garantindo a sua saúde e dos seus entes queridos.  Quando você for a uma piscina, um rio ou à praia, em lazer com a sua família, tenha o cuidado de levar sempre uma sacola plástica para recolher o seu lixo e evitar a contaminação dos locais.
Assim fazendo você estará demonstrando que se preocupa com a natureza e evitando que ela se contamine e continue sempre limpa. Para que você tenha uma noção da poluição proporcionada por alguns produtos, veja a duração que eles levam para se decompor:
Ponta de cigarro =  5 anos.   Camisinha =  300 anos.     Chiclete =  5 anos.    Copo plástico =  50 anos.    Fralda descartável = 1 ano. Garrafa plástica =   400 anos.  Isopor =  8 anos.    Jornal = 6 meses. Latinha =  20 anos..   Linha de nylon = 50 anos   Papel =  6 meses. Palitinho = 6 meses.  Pano = 9 meses  Pedaço de madeira = 10 anos.   Prancha de isopor = 80 anos.  Pneus = 600 anos.  Saco plástico =  100 anos.   Tampinha =  150 anos.  Vidro =  4 mil anos.
Se você é fumante e ainda não conseguiu se livrar desse vício tão prejudicial à saúde que polui a atmosfera, não fume dentro de casa para não transferir esse problema para os seus familiares. O vício do fumo começa geralmente na adolescência, como um motivo de afirmação junto ao grupo. Essa experiência, nessa fase, poderá se transformar em um vício que às vezes leva até a morte prematura.
Quando eu me casei pela segunda vez, minha esposa fumava e dizia que era por esporte e que deixaria de fumar assim que quisesse. Durante o período em que ela foi fumante eu não permitia que fumasse dentro de casa e nem no carro, para evitar que eu aspirasse a fumaça e fosse prejudicado na minha saúde. Certo dia, eu disse a ela que eu já fora solteiro, noivo, casado, desquitado, divorciado e estava casado novamente, faltava apenas ser viúvo, e que se ela continuasse fumando, possivelmente eu seria o seu viúvo, apesar de eu ter a idade de 80 anos e ela apenas 56 anos.
Ela ficou tão impressionada e com receio de morrer que tomou uma atitude: Apanhou a carteira de cigarros e a jogou fora. Desse dia em diante não mais fumou. Depois de algum tempo sem fumar foi que ela tomou conhecimento do incômodo que representa uma pessoa fumando junto a outras que não têm esse vício. Hoje ela não suporta que fumem perto dela. O mesmo aconteceu com sua irmã que também era fumante.  A natureza, eu, minha filha, meus netos, agradecemos pela atitude que elas tomaram, abandonando o cigarro. 
Quando você estiver fora de casa, nunca jogue papel, plásticos ou outro qualquer objeto descartável na rua, pois, eles podem ser levados pela chuva até os bueiros, entupi-los ou serem levados pelos esgotos para o mar, onde estarão poluindo a natureza. Procure um coletor de lixo (reciclável se houver) para colocar o que você deseja descartar e ele ser reaproveitado posteriormente.
Muitas outras medidas de preservação da natureza são necessárias para que tenhamos um ar saudável, uma água potável excelente e um ambiente sadio e agradável. Basta apenas que tenhamos consciência de que devemos contribuir para preservar a Natureza.

Fonte:
Revista “Cláudia”- 09/2011 – Revista “Máxima”-01/2003                                                                                                                                                          
Internet – Preservando a Natureza
+ acréscimos e modificações.

Jc.
S. Luís, 25/02/2017

Nenhum comentário: