sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

TUDO PASSA COM O TEMPO




  “Tudo tem seu tempo determinado e há tempo oportuno para todo propósito debaixo do céu. Existe o tempo de plantar e de colher; tempo de construir e de destruir; tempo de rir e de chorar; tempo de alegria e de tristeza; tempo de abraçar e de apartar; tempo de ganhar e de perder; tempo de falar e de calar; tempo de andar e de parar; tempo de subir e de descer; tempo de dormir e de acordar; tempo de trabalhar e de descansar; tempo de paz e de guerra; tempo de amar e de odiar; tempo de prazer e de desprazer; tempo de nascer e de morrer.” Existe até um provérbio chinês que diz: “Se você quiser ser feliz por uma hora, tire uma soneca;  se quiser ser feliz por um dia, vá pescar;  se quiser ser feliz por um mês, case-se;  se quiser ser feliz por um ano, herde uma fortuna; mas se quiser ser feliz por toda a existência; Ajude o próximo”.

Certamente, você já deve ter passado por tempos difíceis, e nesses dias, tem-se a impressão de que o ar se mostra pesado e cortante, que o céu é menos azul e que o riso e a espontaneidade desaparecerem das pessoas. São dias de desafios, que ocorrem com qualquer um de nós, nos oferecendo o aprendizado e o entendimento de que a existência na Terra é uma escola a oferecer inúmeras lições. Algumas vezes, esses dias nascem por motivo das dificuldades financeiras, onde o dinheiro parece minguar, até mesmo para as despesas básicas da família. Outras vezes os dias difíceis surgem lentamente, na convivência familiar, seja no filho a nos exigir amor incondicional ou no cônjuge exigente, onde precisamos de paciência e compreensão. Não raro, são as pequenas tarefas que vão qual picadas de agulha, minando nossa disposição e boa vontade para conduzir a nossa existência.

Conta-se que o Apóstolo da Caridade, Francisco Candido Xavier, certa vez ele passava por uma fase muito dura em sua existência. Os problemas familiares se avolumavam, a incompreensão alheia se mostrava intensa e isso tudo lhe enchia o coração de inquietações e sofrimentos. Um dia, em que as dores se faziam mais profundas, recorreu Chico Xavier ao seu mentor espiritual, Emmanuel, a fim de fazer-lhe uma solicitação. Chico então rogou a Emmanuel se ele poderia fazer um pedido à Maria Santíssima, e ela pudesse lhe dar um conselho em momento tão amargo de sua existência. O mentor disse que iria encaminhar sua solicitação e passados alguns dias, retorna ele com a resposta de Maria, mãe de Jesus. Disse Emmanuel para Chico:  Maria manda lhe dizer o seguinte: “Tudo passa”. O médium acolheu aquela resposta curta entendendo o seu significado; afinal, tudo passa com o tempo.

Assim também acontece conosco. As borrascas da existência são desafios para o desenvolvimento das virtudes. Elas nos exigem ora o esforço, ora a paciência, ora a compreensão e outras vezes nos convidam a cultivar a fé em Deus. Todos esses desafios estão sob a vontade de Deus, que cuida de cada um de nós atentamente, sabendo quais as melhores lições que devemos passar como seus filhos. Nos momentos mais difíceis, em que as dificuldades forem mais intensas e as forças parecerem se esvair, lembremo-nos do conselho de Maria:  “Tudo passa”.

O tempo é um amigo de valor inestimável que Deus concede à criatura humana para auxiliar seu progresso.  Quando o espírito renasce na Terra, vem com uma programação para executar durante sua existência. Assim, é necessário utilizar-se de maneira útil e construtiva o tempo que se recebe e precisamos aproveitar as horas, os dias, os meses e os anos para cumprir esse objetivo. E qual é o objetivo do espírito? – A Doutrina Espírita ensina que o objetivo é se melhorar cada vez mais, aprendendo, amando e evoluindo. E como se faz isso? Aproveitando ao máximo o tempo que se tem para adquirir conhecimentos e praticar bons atos a fim de substituir as tendências inferiores e defeitos como o orgulho, o egoísmo, a maldade, a inveja, a impaciência, por qualidades morais como humildade, resignação, desprendimento, paciência,  bondade, fraternidade e amor...

Precisamos cuidar do nosso corpo e do espírito em igualdade de condições. Para cuidar do corpo, que é o instrumento de progresso do espírito, de forma que ele seja sadio e equilibrado, é preciso reservar algum tempo e cuidados para: Alimentação – Alimentar-se de maneira correta, sem excessos que faz mal, principalmente de frutas, legumes e verduras. Higiene – Escovar os dentes e tomar banho todos os dias, usando roupas limpas. Exercícios – Praticar algum esporte, de preferência andar, fazer alongamento, passear de bicicleta,  natação, futebol.  Recreação – O lazer também é importante para o corpo e por isso devemos passear pescar, ir ao cinema, assistir jogos ou a televisão, ler um livro ou uma revista. Acima de tudo, devemos trabalhar para a nossa saúde perfeita e reservar algumas horas para o descanso e recuperação do nosso corpo.

Para cuidar do espírito, devemos utilizar uma parte do dia para ler livros que nos possibilite obter conhecimentos e informações sobre o mundo em que vivemos seguir as orientações e imitar os exemplos nobres, fazendo também as orações que nos ampare e proteja. Se, possível, frequentar um Centro Espírita ou fazer a Evangelização no Lar, de modo a nos renovar interiormente, tornando-nos melhores a cada dia. Praticar o bem através do amparo ou da ajuda com amor aos nossos próximos, ação essa que nos liberta do egoísmo, e nos proporciona a fraternidade e o merecimento.

No alvorecer do século XX, os trabalhadores gastavam muitas horas diárias para prover o seu sustento e de seus familiares, e o tempo que sobrava era para o repouso noturno. Hoje esses mesmos trabalhadores cumprem jornada semanal de 35 a 44 horas para realizar os mesmos trabalhos. Que deve então o ser humano fazer de suas horas livres? O que fará desse tempo para a sua evolução espiritual? Nas condições anteriores, seria impossível cuidar das necessidades do espírito. Hoje, boa parte da humanidade realiza atividades pessoais e coletivas, por saber que o ser humano não deve caminhar isolado e por saber que a felicidade de cada um, só pode ser completada com a felicidade do nosso próximo. Compreende também que não está mais num “vale de lágrimas” mais sim, numa oficina de trabalho e educação, onde pode realizar várias atividades em benefício próprio e de seus semelhantes, garantindo o seu progresso espiritual.

O motivo da nossa existência  na  Terra  é a  evolução  do  espírito  e  a  lição  básica que deve ser aprendida é viver  harmoniosamente com seus  semelhantes; é viver trabalhar e participar da transformação do mundo para melhor, mais solidário e fraterno, durante todo o tempo. Fruto dessa participação surge cada vez mais, vários movimentos de solidariedade humana. Para as Organizações Não Governamentais, se dirigem atualmente pessoas dos mais diversos segmentos sociais, na forma de solidários (que exercem os sentimentos de compaixão), de filantropia (que doam recursos financeiros), de voluntários (que colaboram no desejo de ser útil ao próximo). Em síntese, são levados pela prática do sentimento de amor ao próximo, nas diversas formas de assistência a que se dedicam.

No dizer do cientista Hermínio Miranda, no 1º Fórum Mundial  de Ciência e Espírito; “A nossa nave planetária caminha com problemas técnicos e morais; e a população, tanto quanto os líderes políticos, intelectuais, religiosos e educadores, não estão ainda certo sobre o que fazer, ou talvez, estejam tão preocupados em fazer o que não devem que não lhes sobra tempo e nem espaço mental para fazerem urgentemente, o que precisa ser feito”. Como o terceiro milênio deve ser o despertar do ser humano para as tarefas do espírito, é satisfatório perceber que uma parte desta nova humanidade, integrada de almas mais evoluídas, está praticando as lições do Evangelho de Jesus. E o ser humano evangélico é aquele que “procura amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”, ainda que não seja um religioso metódico.

Quanto mais horas o ser humano dispuser, mais liberdade terá para, por meio do livre arbítrio, exercer funções de elevação espiritual. Este é o objetivo maior para que o seu espírito não viva mais nas trevas, no sofrimento e na ignorância espiritual. Entretanto, grande número de pessoas  ignorante das Leis Divinas, em vez de se dirigirem ao trabalho coletivo de ajuda ao próximo, se encaminham para os bares, para as orgias, para os vícios e tantas outras ocupações individuais egoísticas, onde sempre encontrarão mais sofrimentos e resgates, pelo tempo mal aproveitado.

O tempo, no século XX, foi um tempo de grandes transformações. Que despertou o ser humano para a tecnologia; que o tornou ainda mais analítico e cerebral além de nervoso e muito neurótico. O século XX assegurou à humanidade, o tempo do rádio, do cinema da televisão; da penicilina, da vacina Sabin, da geladeira, do radar, das grandes guerras; da ONU, do elétron, da fissão nuclear e da bomba atômica; do avião a jato, do ar condicionado e do raio laser; tempo de vultos, como Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, de irmã Dulce, de Chico Xavier; tempo de chegar à lua, tempo de vasculhar o cosmo; da troca de órgãos, da ultra-sonografia, tempo do DNA, da ovelha Dolly, da fibra óptica; tempo do bebê de proveta, da Aids, da poluição, da globalização e da Internet... 

Assim como o último tempo do século XX, encerrou o segundo milênio consolidando a tecnologia científica da humanidade contemporânea, assim também se espera que o novo tempo do século XXI, desperte o ser humano globalizado fazendo surgir uma nova humanidade, que aplique seu tempo às técnicas e ações transformadoras do Evangelho, práticas essas vivenciadas e ensinadas com alta tecnologia espiritual pelo Mestre Amado Jesus. Fazer boas ações com nosso tempo presente e disponível é a recomendação que se faz necessária aos habitantes terrenos, e, quanto ao nosso país, assolado por crises e mais crises, tenhamos fé em Deus e nos servimos das palavras de Chico Xavier quando disse: “O Brasil será no futuro, a grandeza  ou a decadência  que os homens, principalmente os políticos e dirigentes da Nação, dela fizerem”. Façamos, portanto, boas ações com nosso tempo presente e disponível, é o recomendável.


Bibliografia:
Seara Espírita –
+ acréscimos e modificações.

Jc. 26/04/2001
Refeito em 30/7/2017








Nenhum comentário: